ARTICULAÇÃO INTEGRADORA
O papel do professor não é apenas transmitir seus conhecimentos para os alunos, mas é buscar fora da escola um contexto cultural e tecnológico, para obtenção de uma maneira criativa, que vá despertar a curiosidade dos alunos no conhecimento, dessa forma o pedagogo tem o papel de auxiliar o professor nesses processos.
ARTICULAÇÃO INTEGRADORA
Nos dias atuais é possível perceber claramente as dificuldades que profissionais da área da educação vem sofrendo, como falta de materiais e boa infraestrutura. Consequentemente isso gera prejuízos não a penas para os profissionais da educação mais também para os estudantes, dificultando assim que esses profissionais passem para todos a ideia de inclusão de que a educação é para todos. Ate mesmo porque é na escola que se tem uma construção de referencias para que seja entendido e respeitado as diferenças e dificuldades de cada um para que não ocorra situações de discriminação racial,de genero, de sexualidade, de diferenças físicas, mentais e tantas outras absorvida pela cultura escolar e transformadas em cenas de desconforto.
“Muito professores encontram dificuldades ligada à inclusão de alunos e falta de capacitação encontram problema em resolvê-los é aí que entra o pedagogo para auxiliar o professor orientando-os como trabalhar com esse aluno oferecendo-lhes subsídios para que cada educando seja atendidos nas suas necessidades. Esses subsídios podem ser flexionando a grade curricular adaptando os conteúdos, as estratégias e a metodologia de ensino.” Por isso o profissional pedagogo deve atuar com um compromisso ético, histórico, politico e com responsabilidade social com a educação.
Assim como os professores os pedagogos sofrem com a dificuldade de se manterem atualizados, fazendo assim com que procurem formas para aprimorarem seus conhecimentos, para que possam atuar da melhor forma e competência possível, proporcionando assim o melhor para seus alunos.
Mas para que essas mudanças sejam realizadas o pedagogo