Articulação Entre os Pontos Comuns do Texto Uma Base Política: a Tendência à Realização Com o Filme Duas Vidas.
Curso: Psicologia.
Disciplina: Teorias e Técnicas Psicoterápicas Especial II.
Docente: Emanuel Pereira.
Discente: Dalila Sousa de Castro.
Data: 07/03/2014.
Articulação Entre os Pontos Comuns do Texto Uma Base Política: a Tendência à Realização Com o Filme Duas Vidas.
ROGERS, C.R. Sobre o poder pessoal. (in) Terceira Parte: Em busca de uma fundamentação teórica - uma base política: a tendência à realização. — 4ª ed. - São Paulo Marains Fontes, 2001, p. 267 - 282.
Ficha Técnica:
Filme:
Lançamento:
Duas Vidas
Desconhecida (1h41min)
Dirigido por:
Jon Turteltaub
Com:
Bruce Willis, Spencer Breslin, Emily Mortimer mais
Gênero:
Comédia
Nacionalidade:
EUA
SINOPSE
Duritz (Bruce Willis) é um executivo de 40 anos, bem-sucedido financeiramente, mas com uma vida emocional e familiar fracassadas: é solteiro e sem namorada, não tem filhos, não se dá bem com o pai e nem mesmo tem um cãozinho de estimação, como sonhava quando era pequeno. Um dia, é surpreendido pela presença de um menino desconhecido em sua casa, aparentemente é ele próprio aos oito anos de idade. Ocorre que o garoto não fica nada satisfeito com o que constata sobre o seu futuro, pois é o oposto do que idealizava quando crescesse. Por outro lado, Russ quase não consegue se reconhecer nesse menino rechonchudo e emotivo que ele, há muitos anos, havia deixado para trás. Superadas as dificuldades iniciais, Russ acaba "adotando" o menino, fazendo uma verdadeira viagem no tempo e dentro de si próprio para redescobrir os valores que estavam perdidos.
Duas vidas fala de uma nova forma de avaliar as escolhas tomadas ao longo da vida, dando motivação para que as pessoas ajam de acordo com seus sonhos. Os fatos dolorosos da infância de Duritz, os quais fora esquecidos (reprimidos ou negados?), produz-lhe um efeito transformador, terapêutico. Ao rever os fatos do passado, o protagonista sensibiliza-se diante de sua fragilidade de criança, que ao mesmo tempo