Articulação Calcanhar
Articulação do tornozelo. É uma articulação uniaxial, do tipo gínglimo, em dobradiça. Realiza movimentos de dorsoflexão e flexão plantar. Envolve a extremidade inferior da tíbia e seu maléolo medial, o maléolo lateral da fíbula e o corpo do tálus.
Articulação subtalar (talocalcânea)
Articulação sinovial plana localizada entre a face interior do tálus e a face superior do calcâneo. O movimento do pé através da articulação subtalar pode ser modelado representando-se o tornozelo como uma articulação esferoide.
O gínglimo uniaxial do tornozelo, combinado com o eixo da articulação subtalar, permite efetivamente, ao pé, três eixos de rotação. Permite essencialmente dois movimentos: inversão do pé (a planta do pé é virada medialmente) e eversão do pé (a planta do pé é virada lateralmente).
Articulação tibiofibular
Articulação do tipo fibroso ou sindesmose. Dividida em proximal e distal. Todas elas possuem um ligamento tibiofibular anterior e tibiofibular posterior.
Os ossos são ligados pela cápsula articular e pelos seguintes ligamentos: deltóide, talofibular anterior, talofibular posterior e calcaneofibular.
Cápsula Articular - Recobre a articulação. A parte anterior da cápsula é uma camada membranosa larga e fina. A parte posterior da cápsula é muito fina e formada principalmente por fibras transversais.
Ligamento Deltóide - É um feixe triangular, robusto e achatado. Consta de dois feixes de fibras: superficial (fibras tibionaviculares, calcaneotibiais e talotibiais posteriores) e profundo (fibras talotibiais anteriores). Sua principal função é estabilizar a região medial do tornozelo e impedir o movimento de eversão.
Fibras Tibionaviculares - EStão inseridas na tuberosidade do osso navicular e posterior a este elas se unem com a margem medial do ligamento calcaneonavicular plantar.
Fibras Fibras Calcaneotibiais - Descem quase perpendicularmente para se inserir em toda a extensão do sustentáculo do talo do calcâneo.
Fibras