SISTEMAS CONSTRUTIVOS FUNDAÇÕES
Tipos de Fundações
Universidade Católica de Brasília
Pró-reitoria de Graduação
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Disciplina: Sistemas e Técnicas de Construção
Primeiro Semestre de 2014 - Turma: MWA (2AB)
Procedimentos para a Construção Civil
Orientação do Prof. Paul Antezana
Integrantes:
Bárbara Moreira – UC11062802
Juliana Ribeiro Braga – UC 09090985
Juliana Formigosa – UC11075807
Kennedy Antonio Vidal Rodrigues - UC11010861
Patrícia Rodrigues Costa – UC11011881
FUNDAÇÃO
Fundações são elementos estruturais cuja função é transmitir as ações atuantes na estrutura à camada resistente do solo. Os elementos estruturais de fundações devem apresentar resistência adequada para suportar as tensões geradas pelos esforços solicitantes. Além disso, uma fundação deve transferir e distribuir seguramente as ações da superestrutura ao solo, de modo que não cause recalques diferenciais prejudiciais ao sistema estrutural nem a própria ruptura do solo.
FUNDAÇÃO RASAS OU DIRETAS
Segundo a NBR 6122:1996, Fundações rasas ou diretas, ou ainda superficiais são elementos de fundação em que a ação é transmitida predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação; geralmente são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros, sendo mais empregues em casos de cargas leves, como residências, ou no caso de solo firme.
FUNDAÇÕES RASAS
BLOCOS
RADIER
FUNDAÇÕES RASAS
GRELHA
VIGAS DE
FUNDAÇÃO
SAPATAS
* Blocos e Vigas de
Fundação são tipos rígidos de Sapatas.
FUNDAÇÃO RASA -RADIER
Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Classificam-se em lisos, com pedestais, nervurados e caixão
Fonte: (www.profwilliam.com)
Fonte: (www.profwilliam.com)
FUNDAÇÃO RASA -RADIER