Sistemas Construtivos
O que são sistemas construtivos?
Os vários entendimentos do que seja o sistema construtivo, obriga a esclarecer o que se entende por este conceito, ao mesmo tempo em que se estabelece uma estrutura de análise. Sistema Construtivo é definido como “o conjunto das regras práticas, ou o resultado de sua aplicação, de uso adequado e coordenado de materiais e mão-de-obra se associam e se coordenam para a concretização de espaços previamente programados. As origens da palavra sistema, e as aplicações clássicas de seu significado permitem ampliar esta definição.
Logo o sistema é visto como um todo formado de partes interligadas entre si, uma dependendo da outra para cumprir sua função, portanto cada uma podendo influir, e até determinar, o funcionamento do todo.
Definir o Sistema Construtivo é preciso principalmente, que se considerem as partes do todo (de que são feitas e como são feitas) que também influenciam a maneira de o compor.
Conseqüentemente Sistema Construtivo é o conjunto de elementos da construção que associados e coordenados formam um todo lógico.
A função da estrutura é fornecer um caminho seguro para as cargas da superfície para a infra-estrutura, para tanto é preciso: planejar, projetar, construir.
1. Planejar é selecionar o esquema estrutural mais conveniente, e definir seu arranjo geral; estimar dimensões com base em critérios de segurança, economia, funcionalidade e estética.
2. Projetar é fazer a determinação dos esforços solicitantes, a definição precisa das dimensões e a idealização de suas conexões e vínculos.
3. Construir é materializar o que foi planejado.
Os principais requisitos da estrutura são: a segurança, durabilidade, economia, funcionalidade estética. A estrutura deve ainda resistir ao vento, descargas atmosféricas, terremotos, incêndios, e ter um valor razoável de custo de mão-de-obra e materiais. A estrutura das construções é composta por vários materiais adequadamente dispostos e solidarizados.