FUNDA O NO SISTEMA LIGHT STEEL FRAME
No sistema construtivo Light Steel Frame, são usadas as fundações convencionais, ou seja, as mesmas fundações dos outros sistemas construtivos, como por exemplo, a fundação em radier ou estaqueamento.
Deve- se considerar os seguintes aspectos iniciais para definir qual tipo de fundação se aplica:
- esse sistema possui menor carga aplicada na fundação devido ao menor peso da estrutura em relação aos métodos construtivos convencionais;
- os painéis distribuem as cargas de forma uniforme;
- é necessário que a fundação seja contínua;
Observando todos esses aspectos, pode-se perceber que o radier é o tipo de fundação mais indicado para execução, no sistema construtivo Light Steel Frame quando o solo apresenta resistência suficiente para suportar. Já em casos que o solo é menos resistente, é então utilizado o sistema de fundações indiretas, como por exemplo, o uso de estacas em conjunto com a fundação direta em radier.
É também importante observar que sob as paredes, o carregamento é maior, logo são construídas vigas no radier.
Além disso, esse tipo de fundação permite que os pontos elétricos, hidro-sanitários, e de telefonia sejam localizados com mais facilidade, otimizando ainda mais o sistema Steel Frame.
Com relação à ancoragem dos painéis na fundação, esta é feita por meio de barra roscada que é engastada na fundação, e então os painéis são fixados através de porca e aruela.
A fixação da barra roscada pode ser feita de duas formas:
- através da fixação tradicional, onde a barra é apenas concretada junto a fundação;
- através de ancoragem química, onde a barra é fixada a partir de uma rezina química que reage com o concreto aumentando ainda mais a resistência do conjunto.
A fixação dos painéis é de extrema importância pois através dela é que os dois movimentos prejudiciais causados pelo vento são combatidos. São eles:
Translação: deslocamento lateral da estrutura
Tombamento: elevação da