AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. No entanto, as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço, são inúmeras. Porém requer mão de obra especializada e medidas de proteção contra incêndio.
O Brasil conta com diversas referências arquitetônicas feitas em aço. O Cenpes, maior centro de pesquisas da América Latina, utiliza aço 100% reciclado como principal sistema estrutural em todos os edifícios que integram o projeto. (CBCA – Notícias)
Essas características que transformaram a construção civil no maior mercado para os produtores de aço no exterior, começam agora a serem percebidas no Brasil. (INABA, 2006).
2 JUSTIFICATIVA, OBJETIVOS, CONTEXTUALIZAÇÃO JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa se baseia na utilização de sistemas construtivos em aço que vão muito além da linguagem estética de expressão marcante; redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais, mão de obra e aumento da produtividade, que passaram a ser fatores chave para o sucesso de qualquer empreendimento na era da tecnologia.
OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem como objetivo fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o aço na construção civil, com intuito de informar como o mercado do aço já se expandiu e vem sendo utilizado a muito tempo no exterior, porém no Brasil o desenvolvimento do sistema está apenas começando. Oportunizar aos alunos conhecer, analisar e compreender como este sistema se desenvolve no mercado. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Apresentar os pontos positivos na construção do aço;
b) Fundamentar sobre a projeção e construção civil em aço;
c) Apresentar os benefícios na questão da sustentabilidade;
ESTADO DA ARTE
Em 1954, quando o material e a mão-de-obra já apresentavam um custo mais acessível, foi possível sonhar e realizar o primeiro prédio de estrutura