Como foi o surgimento do Renascimento
No Trecento, também chamado de Pré-Renascimento, destacaram-se Cimabue, Duccio di Buoninsegna e Giotto.
Giotto rompeu com o hieratismo e a rigidez dos ícones bizantinos, dando a ilusão de mobilidade através do domínio da perpectiva. Gioto procurou colorir as cenas e dar expressão aos rostos.
No chamado Quattrocento, o grande centro cultural foi a cidade de Florença, onde se destacou na prática do mecenato a figura de Lorenzo di Médici.
Destacaram-se Sandro Botticelli e Masaccio na pintura, Filippo Bruneleschi na arquitetura, Donatelo e Lorenzo Ghiberti na escultura.
Leonardo da Vinci foi um personagem que representou a síntese do Renascimento. Urbanista, também dissecou corpor, fez estudos de óptica e de perspectiva, Foi escultor, pintor, arquiteto e deixou anotações nas quais se observam saber enciclopédico e desenhor visionários.
Em Roma, já no Cinquecento, destacaram-se Michelangelo e Rafael.
Na pintura, o grande nome foi Rafael, que revolucionou a arte do retrato. Equilíbrio, simetria, harmonia e regularidade de formas e de cores caracterizavam as obras desse grande artista.
Michelangelo Buonarroti, foi pintor, escultor, arquiteto e poeta. Trabalhou em Florençã para os Médici e depois em Roma para vários papas.
Contratado pelo Papa Júlio II para trabalhar como escultor, acabou pintando a abóbada da Capela Sistina no Vaticano. Mais tarde pintou, na parede do altar, o Juízo Final, obra dramática, de uma força e emotividade inigualável.
Como escultor, deixou obras magníficas “Pietá , Davi, Moises, O Crepúsculo e Autora, etc.