O Renascimento Comercial e o surgimento da burguesia
As Cruzadas foi um dos fatores que contribuíram para o RenascimentoComercial, pois essas expedições difundiram as atividades comerciais.
Na Europa também ocorreram alguns fatores internos que ocasionaram a expansão do comércio. O crescimento demográfico ocasionado pela cessação das invasões árabes, húngaras e eslavas ocasionou elevado crescimento dos mercados. Essa grande aumento populacional refletiu de forma negativa nos feudos, pois a sua produção era estruturada para uma economia de subsistência, sendo assim o consumo crescente gerou um desequilibrio na produção que era mais suficiente para atender a demanda.
Com toda essa crise, os habitantes do feudo começaram a abandonar as suas terras em busca de outras alternativas de trabalho. Alguns indivíduos optaram pelo comércio ambulante, iniciando as atividades comerciais, que com o passar do tempo se transformaria na burguesia.
Neste período, surgiram as feiras comerciais onde aconteciam os encontros entre os comerciantes que vendiam e compravam mercadorias. O horário das trocas de mercadorias era marcado com antecedência e o local era fixo. Essas feiras foram muito importantes para a propagação do comércio na Baixa Idade Média.
As mais importantes feiras da Europa estavam localizadas em Champagne, na França. Esta região era o ponto de encontro de negociantes de vários territórios. Em Flandres também haviam feiras, que ganharam maior destaque quando Champagne entrou em decadência, tornando-se o mais importante centro comercial do Norte e do mar Báltico.
Mais tarde, esses locais onde eram realizadas as feiras deram lugar para os burgos, que eram cidades comerciais.