Filosofia
O SISTEMA FEUDAL
Conceito: modo de produção no qual as relações sociais de produção estão baseadas na servidão; os meios de produção estão nas mãos da classe dominante (nobreza feudal); o trabalho era feito basicamente por servos.
Origens do feudalismo
O feudalismo resultou da fusão de instituições romanas e germânicas;
Para fugir dos saques dos bárbaros, muitos migraram da cidade para o campo;
Antigos escravos ou camponeses dependentes foram transformados em colonos (colonato);
Características do feudalismo
Relações servis de produção: o servo devia produzir um excedente ao senhor;
Atividade econômica básica: agricultura de subsistência; feudo era auto-suficiente;
Fragmentação do poder;
- Sociedade estamental, rígida, sem mobilidade social, dividida em Clero (rezava), Nobres (combatiam) e servos (trabalhavam) e vilões (camponeses semi-livres, não presos à terra);
Organização política
Poder descentralizado (pouco poder dos reis); Suserano: senhor que doava o feudo (a terra) a outro senhor ou a um servo, estabelecendo-se relações de vassalagem (obrigações recíprocas de direitos e deveres); Vassalo: quem recebia o feudo; O rei era o suserano-mor.
A Igreja
Era o poder ideológico: “é vontade de Deus que uns nasçam servos, outros, senhores”; Tribunal da Inquisição (S. Ofício) para os hereges ou inimigos da fé; Pregação do “preço justo”, para inibir a usura e a ganância; “Paz de Deus”: punição para os que violassem igrejas, roubassem os pobres ou injuriassem sacerdotes; “Trégua de Deus”: proibição de lutar de 6ª-feira até o amanhecer de 2ª f. e em época de plantio e de colheita.
Os servos e suas obrigações Os servos recebiam a terra à qual ficavam presos e tinham como obrigações: Corvéia: trabalho gratuito nas terras do senhor em alguns dias da semana; Talha: porcentagem da produção; Banalidades: tributo para usar moinho, celeiro, pontes, forno...; Capitação: imposto por membro da família;