Anatomia
Estrutura ósteo-articular, ligamentar e muscular do pé.
Os membros inferiores são especializados em locomoção de peso e manutenção do equilíbrio. O tornozelo e o pé são estruturas complexas, compostas por 26 ossos irregularmente moldados, 30 grandes articulações sinoviais, mais de 100 ligamentos e 30 músculos e tendões, além da rede neurovascular responsável pela nutrição e integração central destas estruturas cutâneas e subcutâneas que têm funções e diferenciações específicas.
ANATOMIA DO PÉ
Distribuição dos ossos: sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cubóide e os três cuneiformes); cincos ossos do metatarso; 14 falanges (três para cada um dos dedos, exceto para o hálux, que tem apenas duas).
Os ossos são mantidos unidos através dos ligamentos(Forte faixa de tecidos que conectam os ossos das articulações com função de restringir o movimento da mesma.), formando as articulações. Através dos ligamentos se dá a estabilidade do tornozelo.
Algumas das articulações (conexões habituais existentes entre dois ou mais ossos):
Articulação Talocrural: formada pela extremidade inferior da tíbia e fíbula com o dorso do tálus.
Articulação Subtalar: formada entre o tálus e o calcâneo (osso que forma o calcanhar.)
Articulação TibíoFibular: formada pela extremidade inferior da fíbula e da tíbula.
Dentre outras: articulação superior do tornozelo, articulação transversa do tarso, articulações tarsometatarsianas, articulações metatarsofalangeanas, articulações interfalangeanas
A articulação do tornozelo é formada por três faces articulares. (face do osso que participa da articulação e é revertida pela cartilagem.)
Face articular superior do Tálus, denominada Troclea, articula-se com a fase inferior da tíbula.
Face articular lateral do tálus articula-se com a face articular do Maléolo Fibular.
As articulações do pé são numerosas e complexas, auxiliame completam os movimentos do tornozelo. Dentre elas:
Articulação superior do