artes fotograficas
Nomes: Nº 8,11,23,25,29
Professora:
Tema: Fotografia1-Relação entre a fotografia e artistas no século XIX:
A fotografia chega ao Brasil em meados do século XIX, e desde o início impressionou pela fidelidade que tratavam e retratava o mundo ‘real’.
O interesse dos diversos fotógrafos que desembarcam em nossas terras foi o imediato documentalismo da paisagem e dos povos indígenas.
Alguns artistas e sua relação com fotografia:
A.FrischExcetuando-se o fato de que era alemão e fotografou a região amazônica em 1865, nada mais se sabe sobre Frisch, nem mesmo seu primeiro nome. O mais provável é que tenha integrado uma das numerosas expedições científicas que desbravavam o interior do Brasil durante o século passado, observando, medindo, catalogando e estudando com o mesmo afã espécimes de fauna e da flora, tipos humanos e acidentes geográficos.
A.CoutinhoDo misterioso Coutinho conhecemos apenas a primeira letra do nome, um evasivo a que a ascendência portuguesa deixa supor esconder um provável Antonio ou quiçá Afonso. Entretanto, se sua origem e sua trajetória são pouco claras, nítido e irrefutável é seu talento, comprovado numa pequena Coleção de vistas do estado de Alagoas, focalizando Maceió, Penedo, São Brás e outras cidades das marges do São Francisco.Augusto StahlChegou ao Recife em 1853, registrando entre outros aspectos da vida Pernambucana, a construção da estrada de ferro Recife-Cabo e a visita de Dom Pedro II à cidade em 1859 – ocasião em que presenteou o soberano com um exemplar de seu excelente MemorandumPittoresco de Pernambuco, contendo 34 fotografias do estado, feitas entre 1854 e 1859. Inicialmente associado à Adolpho Schmidt e Germano Wanhschaffe sob a razão social de Sthal, Schmidt & Companhia, tranferiu-se para o Rio de Janeiro em 1861, passando a identificar a partir de 1863 como Stahl&WanhschaffePhotographos da Casa Imperial, título que lhes foi outorgado em 21 de abril do mesmo ano. Posteriormente atuando por