A imagem fotográfica: as evoluções tecno-estéticas em favor da arte
A IMAGEM FOTOGRÁFICA: as evoluções tecno-estéticas em favor da arte
Juiz de Fora
Janeiro/2014
LUCAS TAVARES LOPES S. LIMA
A IMAGEM FOTOGRÁFICA: as evoluções tecno-estéticas em favor da arte
Monografia de conclusão de curso apresentada à Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora como exigência final para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social.
Orientador: Prof. Dr. Nilson Alvarenga
Co-orientador: Prof. Dr. Afonso Rodrigues
Juiz de Fora
Janeiro/2014
Dedico estes escritos à minha amada família, por todo o estímulo e pela direção correta apontada.
Uma obra humana é apenas a longa caminhada para encontrar nas curvas da arte as duas ou três imagens simples e grandes que fizeram com que nosso coração se abrisse pela primeira vez.
ALBERT CAMUS
SUMÁRIO
O TEXTO IMAGÉTICO E SUA LEITURA 3
A ATIVIDADE FOTOGRÁFICA 36
A FOTOGRAFIA COMO ARTE INDEPENDENTE 49
Evoluções tecno-estéticas e a arte fotográfica CONTEMPORÂNEA 62
CONCLUSÃO 76
BIBLIOGRAFIA 78
RESUMO
Essa monografia tem como objetivo conduzir a um debate acerca das implicações das evoluções tecnológicas na linha temporal da atividade fotográfica e a relação do produto dessa atividade com o status artístico. Para tanto dispusemos de uma pesquisa qualitativa de fontes que versam sobre os temas ora abordados, tais quais a história da arte, a semiótica, a filosofia, a sociologia e, certamente, a fotografia. A discussão é pautada pela relação da aceitação da imagem fotográfica nas mais variadas reinvenções de seu suporte produtor – a câmera fotográfica – com o possível potencial artístico da fotografia. Não nos esqueçamos, entretanto, que o entendimento do termo arte