biologia
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CÂMPUS CERES
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Biofísica
Relatório nº 1. Sob
Exigência da disciplina Biofisíca
CERES-GO
SETEMBRO -2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CÂMPUS CERES
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 4º PERÍODO
Profº.Drº: MÁRCIO RAMATIZ LIMA SANTOS
DISCIPLINA: BIOFÍSICA
Relatório aula prática sobre Tampão
SETEMBRO-2014
CERES
1-Introdução
“O conceito original de ação tamponante surgiu de estudos bioquímicos e da necessidade do controle do ph em diversos aspectos da pesquisa biológica, como por exemplo, em estudos com enzimas que têm sua atividade catalítica muito sensível a variações de ph. Neste contexto, em 1900, Fernbach e Hubert, em seus estudos com a enzima amilase, descobriram que uma solução de ácido fosfórico parcialmente neutralizado agia como uma proteção contra mudanças abruptas na acidez e alcalinidade”.
Assim, soluções tampão são aquelas que atenuam a sua variação de ph, o qual mantém aproximadamente com o mesmo valor, mesmo na adição de brandas quantidades de ácido ou de bases.
Segundo Peruzzo (1998); Uma solução tampão pode ser formada ou por um ácido de natureza fraca e por um sal formado a partir da reação entre este ácido e uma base forte (sal de base forte), ou então por uma base fraca e por um ácido formado pela reação desta base com um ácido forte (sal de ácido forte). A preparação desta solução, de natureza tamponante, pode ser realizada apenas pela dissolução dos produtos em água.
“Hoje, o conceito de tampão é aplicado nas diversas áreas do conhecimento. Bioquímicos utilizam tampões devido às propriedades de qualquer sistema biológico ser dependente do pH; além disso, em química analítica e industrial, o controle adequado do pH pode ser essencial na determinação das extensões