Resumo do Filme “Óleo de Lorenzo”
Com esses sinais estranhos os pais resolvem ir ao médico, lá o médico disse o terrível diagnóstico, Lorenzo provavelmente estava com uma doença do grupo das Leucodistrofias (a dele seria a Adrenoleucodistrofia) e a causa seria o acumulo de ácidos graxos no sangue. Eles resolvem consultar o especialista em ALD que diz está desenvolvendo um tratamento com base na retirada dos ácidos graxos da dieta, eles resolvem enquadrar seu filho nessa dieta, e nessa mesma consulta o médico faz uma declaração que abala as estruturas psicológicas da mãe de Lorenzo, ele fala que a doença é hereditária e ligada ao X, ou seja, Lorenzo desenvolveu a adrenoleucodistrofia unicamente devido a um gene proveniente de sua mãe.
A mãe desaba de culpa, ela sente um peso enorme por ter passado esse gene para seu filho, com o tempo eles vão para uma associação dos pais com filhos com adrenoleucodistrofia, na reunião eles sentem-se decepcionados, pois lá eles não veem nenhuma discussão a respeito da doença em si, mais sim a respeito de suas vidas.
Eles colocam Lorenzo em um tratamento experimental a base de imunossupressão que não tem resultados e em um momento do filme o pai resolve pesquisar, e ver se não existia outra terapia da doença junto com sua mulher. Numa das sessões de estudo a mãe de Lorenzo encontra um artigo que fala da diminuição dos referidos ácidos em 50% em ratos quando