Resumo do filme “O Óleo de Lorenzo”
O filme "O Óleo de Lorenzo"(1992) de George Miller , trata-se da busca implacável de Augusto e Michaela Odone, pais de Lorenzo Odone, cuja aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de uma rara doença genética e incurável, a adrenoleucodistrofia (ADL) que provoca uma degeneração do cérebro deixando-o cego, deficiente físico, incapaz de engolir e de se comunicar, levando o paciente a morte em pouco tempo. Quando os pais souberam dessa infeliz noticia, não se conformaram que possivelmente o pequeno Lorenzo morreria com 2 anos.
Procuraram médicos, pesquisadores, instituições, com o objetivo de retardar, parar ou até mesmo curar esta o avanço desta doença. Assim seus pais acabam vivenciando a frustração da falta de medicamentos para a doença e o fracasso dos médicos. Depois de quase desistir, decidiram eles mesmos a estudar e entender melhor a ADL, pois perceberam que não podiam confiar cegamente neles. Passaram noites acordados em bibliotecas pesquisando, a mãe era uma das que mais sofria com o estado do filho.
Nesse caminho, atravessaram varias barreiras da ciência! Mas finalmente descobriram um óleo, que não curava efetivamente a doença, mas que estagnava a mesma. Com o uso desse óleo, Lorenzo não voltou ao seu estado normal, apenas paralisou a doença e através de diversos tratamentos conseguiu melhoras significativas.
Este filme foi baseado em fatos reais! O verdadeiro Lorenzo morreu aos 30 anos, um dia depois de seu aniversário, adoeceu com uma pneumonia. Ele começou a sangrar muito, e faleceu antes de uma ambulância chegar a sua casa. Ele viveu 20 anos a mais do que as previsões dos médicos.