Preparando o Baile
INTRODUÇÃO
A pesquisa intitulada Preparando o Baile analisou a vivência da dança numa escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Examinamos qual é a relação dos alunos Jovens e Adultos, além da relação do professor da Disciplina de Educação Física com o Conteúdo Estruturante Dança, suas vivencias e limitações. Acreditamos que a prática da dança contribui no desenvolvimento do aluno, e possibilita a expressão do corpo o convívio social, o respeito e a disciplina, além de proporcionar-lhes uma prática prazerosa e alegre.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais assim como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional colocam a dança como integradora dos currículos escolares. Assim para este trabalho, definimos como objetivo geral, levar aos alunos da EJA, uma prática da cultura corporal do movimento, por intermédio do conteúdo estruturante dança. Como objetivos específicos, elencamos: compreender os eixos que estruturam a EJA e suas relações com esta pesquisa; destacar o conteúdo estruturante dança como conteúdo a ser contemplado nas aulas; analisar possíveis fatores relacionados às dificuldades da prática do conteúdo dança na EJA e incentivar a reflexão de novas ideias e discussões sobre a educação pela dança.
Para nortear o trabalho, levantamos da realidade observada, o seguinte Problema: Quais as possibilidades e os limites de se trabalhar com o Conteúdo Estruturante Dança com os alunos do Ensino Médio (modalidade coletiva) do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Professora Geni Sampaio Lemos (CEEBJA), de maneira que entendam a necessidade das aulas práticas, já que a cultura estabelecida nessa escola é, em sua maioria, de aulas teóricas para a disciplina de Educação Física?
Tratou-se de uma pesquisa descritiva, inserida na Metodologia da Problematização, metodologia esta sistematizada e divulgada por Berbel (1995, 1998, 1999), utilizando como referência o método do Arco, de Charles Maguerez, onde constam cinco