artes finais
De artes
Arquitetura moderna e contemporânea
Nome: Jéssica cruz da silva n° 24
Nome: Caroline de santos brit0 n°14
2°b
Arquitetura moderna
Arquitetura moderna é uma designação para o conjunto de movimentos e escolas arquitetônicos que caracterizaram a arquitetura produzida durante grande parte do séc. XX, inserida no contexto artístico e cultural do modernismo.
A arquitetura moderna é o reflexo das grandes inovações técnicas que começam a surgir no fim do séc. XIX.
Características: o que melhor caracteriza a arquitetura moderna é a utilização de formas simples, geométricas. Valoriza-se o emprego dos materiais em sua essência como o concreto aparente, em detrimento do reboco e da pintura. As diferenciações apresentadas nessa arquitetura variam quase de arquiteto para arquiteto, podendo-se notar semelhanças regionais.
Um dos princípios básicos do modernismo foi o de renovar a arquitetura e romper com todos os padrões históricos anteriores. A ordem era priorizar a finalidade da obra e eliminar ao máximo os ornamentos.
Outra característica importante eram as ideias de industrialização, economia e a recém-descoberta noção do designe. Os edifícios deveriam ser econômicos, limpos e uteis.
O ferros passa a ser utilizado de maneira nunca vista antes construções. Materiais como o aço e o concreto armado dão aos arquitetos possibilidades inéditas de criação, oque faz com que este estilo se torne completamente diferente de tudo que se viu ate então.
As características da arquitetura moderna podem ser encontradas em origens diversas como a Bauhaus, na Alemanha; em Le Corbusier, na França, entre muitas outras escolas e arquitetos.
Duas máximas se tornaram as grandes representantes do modernismo: “menos é mais” (mies van der rohe) e “a forma segue a função” (Louis sullivan).
Arquitetos:
Frank Gehry
Frank Gehry nasceu em Toronto, mas mudou-se com a família para Los Angeles