curva a, b, c e custo médio ponderado
A curva ABC, no caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas áreas de giro no estoque, proporção sobre o faturamento no período, margem de lucro obtida.
Esse princípio na administração tem sido largamente utilizado pela constatação de que a maior parte das vendas é feita por poucos itens da linha de produtos da empresa, sendo assim que oitenta por cento das vendas realizadas da empresa provém de vinte por cento dos produtos e sua linha, embora não seja aplicados a vias de fato a todas as empresas.
Sendo assim sabe-se que existe um uma desproporção na linha de vendas, ja em relação na cadeia de suprimentos de matéria prima pode-se construir uma curva analoga, ou seja, de vinte por centodos insumos que correspondem a oitenta por cento da despesa de compra da empresa, sendo assim estabeleceu-se um critério de classificação utilizado pra distinguir a importancia de cada item do estoque segundo o valor de investimento feito nele. Os itens são classificados segundo Carvalho (2002, p. 227) como:
• de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período);
• de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período);
• de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período).
Os parâmetros acima não são uma regra matematicamente fixa, pois podem variar de organização para organização nos percentuais descritos.
O que importa é que a análise destes parâmetros propicia o trabalho de controle de estoque do analista cuja decisão de compra pode se basear nos resultados obtidos pela curva ABC. Os itens considerados de Classe A merecerão um tratamento preferencial. Assim, a conseqüência da utilidade desta técnica é a