TRABALHO FINAL. Cle.Semiologia das artes cênicas
3250 palavras
13 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROCENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL
Disciplina: Semiologia do Jornalismo Cultural nas Artes Cênicas
Professora: Denise da Costa
Aluna: Clécia Oliveira
A COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES POR MEIO DA ANTROPOLOGIA E DA ARTE
ESTUDO SOBRE A PEÇA “PERDAS E GANHOS”
Rio de Janeiro
2015
A compreensão das emoções por meio da antropologia e da arte
Estudo sobre a peça “Perdas e Ganhos”
Introdução
A antropologia das emoções é uma linha analítica que atrai um número crescente de especialistas, pesquisadores, estudiosos e leitores no mundo, com destaque para o público brasileiro. De acordo com Koury (2004), é um campo voltado para reflexão e objetiva revigorar a análise antropológica com a introdução de novas perspectivas e visões das ciências sociais, tratando, inclusive, da problemática da intersubjetividade.
A emoção, desde os finais do século XIX e começo do século XX, tem sido objeto de análise da psicologia e fisiologia. A antropologia das emoções é uma linha teórico-metodológica da antropologia que atua com a categoria analítica “emoção como objeto de análise”. Entre os primeiros estudos de caráter antropológico das emoções incluem-se obras de Sigmund Freud e Marcel Mauss.
Neste trabalho, as emoções serão tratadas por este viés, relacionadas a questões sociais, culturais e comportamentais, individuais ou sociais. Como exemplo, será analisada a peça Perdas e Ganhos, interpretada pela atriz Nicette Bruno e dirigida por sua filha, Beth Goulart. Esta obra tem forte impacto emocional, pois envolve a vida pessoal das artistas, compartilhada por muitos na plateia e na sociedade no que diz respeito às situações que passamos vez ou outra na vida.
Uma das principais funções do teatro é levar o público a se conhecer melhor encarando-se no espelho do palco. Em Perdas e Ganhos, as palavras e reflexões do livro homônimo de Lya Luft, uma autora gaúcha, conectada com seu