Arte e Indústria
POP ARTE
Silvana dos Santos Pacheco
Professora Viviane Kneib
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (Art0078)
03-06-12
RESUMO
A Revolução Industrial transformou a sociedade a partir do Século XVIII, com a invenção de máquinas, a migração dos camponeses para as grandes cidades para trabalhar em fábricas trouxe além do progresso danos a natureza, levou trabalhadores a enfrentar péssimas condições de trabalho pela necessidade de aumentar a produção de bens de consumo. Mas a produção em série modifica também a maneira como as pessoas e os artistas veem a arte.
Palavras-chave: Revolução Industrial. Trabalhadores. Arte.
1 INTRODUÇÃO
Este estudo trata da relação entre Indústria e Arte, onde podemos dizer que a partir da revolução industrial houve muitas mudanças no ritmo de vida das pessoas.
O desenvolvimento da indústria provocou profundas transformações no cotidiano do trabalhador.
Na Inglaterra a partir do século XVIII, muitos trabalhadores do campo migraram para as cidades em busca de trabalho. Passaram a trabalhar em indústrias com jornada de trabalho muito longa e salários baixíssimos.
No entanto apesar da Revolução Industrial causar danos à natureza, como desmatamento, emissão de poluentes, e os trabalhadores enfrentarem péssimas condições de trabalho, por outro lado possibilitou a invenção de máquinas e outras tecnologias.
Pelo conceito, uma “revolução” se dá quando ocorrem mudanças profundas na economia, na sociedade, na política, nas artes e nas ciências, e a Revolução Industrial ficou conhecida como o conjunto de inovações tecnológicas e as mudanças globais causadas por essa mudança..
Na Grã-Bretanha essas mudanças ocorreram no final do século XVIII e nos Estados Unidos e em outras partes da Europa se repetiram ao longo do século XIX.
A partir de 1760, a maneira de produzir mercadorias mudou radicalmente com a invenção de máquinas a vapor e a organização