artes e industria
Sabemos que a arte é relacionada sensibilidade, imaginação e inspiração do artista que esta a procura de uma bela obra. As expressões vem interpretando e fazendo criticas a sociedade em que vivemos.
Quando a Indústria Cultural chegou tornou a arte uma mercadoria, fazendo com que ela fique relacionada mais ao lucro, com isso ela perde a sua áurea inicial. A Indústria cultural quer que acreditem que basta consumir e divertir.
Os aspectos trabalhados pela indústria cultural é a manipulação, a formação de opinião, a infantilização e controle de mentes quando há a intenção de uma manipulação cultural ou política. Existem outros efeitos que a mídia faz com que nossa mente trabalhe, e são a dispersão da atenção e a infantilização.
A mídia quer nossa atenção com isso divide a programação, fazendo com que a cada pausa da programação tenha comerciais. Esse intervalo faz com que nós desconcentremos o que estávamos assistindo e nosso olho fique ligado na publicidade.
Segundo uma pesquisa com artistas de teatro eles dizem que durante um espetáculo, sentem o público ficar desatento a cada sete minutos. Já com os professores, eles observam que seus alunos perdem a atenção a cada dez minutos e só voltam a se concentrar após uma pausa que dão a si mesmos, como se dividissem a aula em programações, como fazem na televisão..
Também foi pesquisado que essa mudança mental transparece quando criança e jovem tentam ler um livro: não conseguem ler mais do que sete a dez minutos de cada vez, por não conseguirem ficar sem ver imagens e ilustrações no texto, não suportam a idéia de precisar ler “um livro inteiro”. A atenção e a concentração, a capacidade de abstração intelectual e de exercício do pensamento foram destruídas. Então vem a pergunta: Como esperar que possam desejar e interessar-se pelas obras de arte e de pensamento?
A mídia infantiliza pois a indústria cultural é uma vendedora de Cultura que precisa agradar o consumidor,