Arte De Rua
A arte de rua tem um contexto muito amplo, desde de musicas e poemas declamados na rua até artes e desenhos feitos em muros e paredes.A arte de rua está ligado diretamente a um conceito de cultura urbana e da periferia, mesmo não sendo só na periferia que ela se manifesta,essa arte está extremamente destribuida por toda a cidade tem pontos onde certos tipos de arte são mais encontrados que outros.
A arte de rua vem de um contexto histórico, não há como saber onde ela surgiu ou seu criador pois há relatos de dela desde a Grécia antiga onde cantores andavam pelas ruas cantando lendas e historias antigas com ritmos envolventes para atrair o publico.
Outro relato histórico é no século XII na idade média quando a Literatura Portuguesa havia acabado surgir e as primeiras obras era criadas com versos ou seja poemas, como nessa época ainda não havia uma produção abrangente de papel que o tornaria de fácil encontro,poetas iriam a praças,festas e palácios declamados, como havia musica,foram chamados de cantigas e trovas.O trovador era o artista que tinha a missão de apresentar esses poemas e satisfazer principalmente o clero e o rei.Alem do poeta nobre,havia o poeta plebeu apelidado de jogral.
Dentre todas as formas de arte de rua,temos a o grafite e a pixação,ambas são formas diferentes de se expressar,mas com características semelhantes.A pichação é uma ação para marcar presença, chamar atenção para si
.
Muitas vezes o nome pichado é repetido como uma espécie de carimbo pela cidade. O pichador tem a estética como valor secundário, no caso de desenhos ou ilustrações, eles costumam ser muito simples, próximos de símbolos.Normalmente é usado muito poucas cores,apenas um único tom.
Os suportes para a pichação nunca são autorizados ou cedidos, são sempre tomados de assalto, ao contrário do grafite, não existe preferência por superfícies maltratadas e sim por superfícies novas ou onde já existam pichações no lugar.