Arte de Rua
Dividido em capítulos como Conquest of Space, Public Memory/Private Secrets, Magical Thinking, Enviromental Reclamations, entre outros, o livro conecta quatro gerações de
Os artistas de rua ou saltimbancos como são chamados em outros lugares do mundo, principalmente na Europa são artistas que se apresentas em locais públicos em troca de alguma gorjeta ou contribuição.
Define-se como arte de rua praticamente todo tipo de diversão, como contorcionismos, acrobacias, truques com animais, truques com cartas, danças, recitais de poesia e apresentações de música, entre outros. A história dos artistas de rua surgiu bem antes das construções das ruas.
Na antiguidade eles foram para locais próprios para desenvolver suas manifestações artísticas, como palácios, teatros, etc.
O teatro de rua surgiu por volta de 1231, com as manifestações de artistas, acrobacias, engolidores de espadas, mágicas, o teatro bufo etc. Eram conhecidos como artista mambembe, que iam de cidade a cidade, para suas apresentações.
A comédia dell’arte foi uma forma de teatro popular improvisado, que começou no séc. XV na Itália e se desenvolveu posteriormente na França e que se manteve popular até o séc. XVIII. A “Comédia dell’arte” vem se opor à “Comédia Erudita”, também sendo chamada de “comédia All’improviso” e “comédia a Soggetto”. Esta forma ainda sobrevive através de alguns grupos de teatro.
Com o surgimento da Santa Inquisição, determinados artistas eram confundidos com mágicos ou bruxos, e alguns foram até serem julgados