Arte de administrar
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 1 HABILIDADES DE ADMINISTRAR:
Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.
Habilidades Conceituais: Ter Visão sistêmica.
1.2VISAO SOBRE O SER HUMANO
Assim, no contexto da teoria das organizações, o taylorismo tornou-se o ícone da legitimação cientificista da cisão da relação do trabalhador com o seu conhecimento e com o controle do processo de trabalho, isto é, com o seu saber e o seu fazer.
Na burocracia, pode-se entender o trabalhador como indivíduo racionalmente e legalmente dominado uma vez que as organizações burocráticas se constituíram baseadas na dominação racional-legal, tipo de dominação específica da modernidade 2 TEORIAS DO TRABALHO 3 Karl Marx defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Max Weber defende o estabelecimento de um raciocínio lógico capitalista, que o mesmo denomina racionalismo; sendo esta leitura realizada através da comparação da Alemanha do período com outros países civilizados do planeta em condição de desenvolvimento semelhante, ou seja, com existência do capitalismo e de empresas capitalistas, sendo identificado na primeira uma estrutura social, política e ideológica ímpar, que pode se ditar como a condição ideal para o surgimento do capitalismo moderno, que defende a paixão pelo lucro como demonstração de prosperidade, fé e salvação. Neste contexto o autor expõe através do emprego do método e da pesquisa científica uma das várias facetas do capitalismo, o capitalismo