Art
Art nouveau (ou arte nova em francês) e um estilo estético que influenciou a arquitetura o design e as artes plásticas, rompendo com as tradições. Assim decoradores e artesãos passam a considerar os novos materiais e técnicas em suas criações, influenciando na concepção dos seus projetos.
Período: No final do século XIX e no inicio do século XX aproximo de 1890 a 1910.
Momento marcante: L´Art Nouveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing. Foi o projeto de redecoração da casa de Bing, exposto na exposição universal de Paris em 1900.
Influencias : Esse movimento tem raízes inglesas por ser influenciado pelo Arts &
Crafts, liderando por Willian Morris 1834 -1896 artes decorativas; iluminuras medievais e arte oriental.
Nomes importantes: De acordo com o país onde se manifestou o movimento recebeu diferentes nomes: Modern Style (estilo moderno) Inglaterra Style liberty (estilo livre)
Itália Style coup de fouet (estilo golpe de chicote) Brasil Arte Nova.
Importância Futura: foi um do estilos estéticos que abriu caminho para o design moderno. Também esteve presente em expressões artístico posteriores como o estilo psicodélico de 1960- 1970 e na criação de fontes tipográficos. O Art Nouveau estimulou o surgimento de críticos que defendiam o pensamento racional e funcional.
Características do Art Nouveau
Como os artistas queriam marcar a diferença que existe entre a industrialização e o trabalho manual, valorizaram os traços encontrados na natureza, mostrando sua complexidade e sinuosidade, enfatizando o desafio que a industrialização teria para “dar conta” desta tarefa de aliar produção em massa e o mundo das artes. Este estilo era “uma engenhosa provocação ao poder que as máquinas galgavam naquela época.”
Forma: buscou-se a originalidade, quebrando a tradição. São utilizadas linhas de origem floral ou animal, com formas delicadas, sinuosas, ondulantes e sempre assimétricas Materiais: exploram novos