art química
A sustentabilidade da pecuária nacional tem sido afetada pela degradação das nossas pastagens. Uma boa pastagem pode ser considerada aquela que apresenta disponibilidade superior a 2.500 kg de MS/ha. Antes da introdução das pastagens cultivadas nas regiões marginais dos Cerrados, a lotação era de 0,3 animais/ha. Entretanto, a partir da década de 70 com a introdução do gênero Brachiaria, quadro que se estende até os dias de hoje, mesmo com melhorias no manejo, a lotação média tem estado estagnada em torno de 0,9 animais/ha.
Além do problema com as pastagens, ainda convivemos com o problema de a esmagadora maioria dos animais alocados nestas pastagens não recebe qualquer tipo de complementação alimentar. Assim, o ambiente ruminal funciona com carência ou desbalanço de nutrientes, incorrendo em má fermentação da dieta, fato este que resulta em alta produção de dejetos e eliminação para a atmosfera de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4).
Os gases CO2, CH4 e o óxido Nitroso (N2O), são responsáveis pela manutenção da temperatura média de 16-18ºC na terra, promovendo o chamado "efeito estufa". No entanto, é grande a preocupação mundial em relação às mudanças do clima do planeta, muito evidente nas últimas décadas, uma vez que estudos revelam que a