Serviço Social
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
CURSO: SERVIÇO SOCIAL (diurno)
COMPONENTE CURRICULAR: Teoria Política
Professor: Nerize
Aluno (a): Gessika Almeida Ferreira
Fichamento do capítulo 7 do livro:
O Mundo da Prática
Capitulo 7 – A vida política
Paradoxo da Política O fato é que, a política existe, a partir do momento em que a caracterizamos e tipificamos, passamos a inseri-la em todos os contextos das nossas vidas. Mas apesar de tantas generalizações, de em tudo querermos classificar como certo tipo de política. Sabe-se que, a mesma se apresenta de três formas, formas essas que mostram sua precisão e especificidade, vejamos:
1° É a forma que o Estado age perante a sociedade, a autoridade que o mesmo exerce, qual seria a melhor forma de trabalhar com todas as questões inclusive financeiras e até mesmo de ordem (polícia e exercito).
2° Aqui lidamos com profissionais, com especialistas que se organizam sociopoliticamente, e que terminam por assumir postos importantes no Estado. Notemos que aqui a sociedade está à margem dessa conjuntura, as decisões serão tomadas “por eles”, que ao mesmo tempo nos representam.
3° Nesse terceiro ponto, temos a parte pejorativa da política, onde está rodeado de interesses pessoais, pouco confiáveis e geralmente de conduta duvidosa, onde beneficiam uma classe que se utiliza de formas escusas para chegarem ao poder. Tomado a política como algo a ser tolerado e desconfiado. Gerando muitas das vezes conflitos para a ocupação e a desocupação de cargos, pelo visto essa forma pejorativa de política é de grande interesse, ganhar dinheiro fácil embora que, de forma que está longe de se findar, infelizmente. Encontramos o paradoxo, se no Brasil a república é constituída por três poderes políticos que são: o executivo, o legislativo e o judiciário, quando temos no