Etica na engenharia
REGISTRO PROFISSIONAL
Para exercer a profissão, só diploma não é suficiente. É obrigatório o registro profissional. Como fazer?
Engenheiros Químicos e Registro Profissional
INTRODUÇÃO
A história da engenharia química no período moderno desenvolveu-se nos principais laboratórios de química alemães, que receberam os graduados em Química das Universidades de Göttingen, Giessen e Heidelberg, os quais aplicaram ciência básica fundamental à produção em grande escala de processos de interesse da química industrial. Alguns desses "químicos industriais" migraram para os Estados Unidos, onde participaram da construção de novos laboratórios e ajudaram a formar futuros "engenheiros industriais". (1)
O termo " Engenharia Química" foi empregado pela primeira vez pelo inglês George Davis, um ex-inspetor de fábricas de álcalis, que, em 1887, proferiu um importante conjunto de palestras, posteriormente publicadas, sobre a operação das instalações químicas modernas na época, na Inglaterra. (1)
O desenvolvimento da engenharia química teve um grande impulso graças às análises classificatórias, feitas em 1920 e desenvolvidas mais tarde, nas quais as modificações físicas pertinentes ao trabalho do engenheiro nas indústrias químicas foram englobadas nas chamadas operações unitárias (2), tal como indicado no Quadro 1 (3).
Esta análise foi iniciada por um grupo de professores de engenharia química do MIT. Pouco depois de 1930 apareceu uma classificação análoga dos processos unitários, que se referem às transformações químicas (4), indicadas no Quadro 2. Nas últimas décadas, a expressão processo unitário vem sendo substituída pela expressão conversão química, definida como as reações químicas aplicadas ao processamento industrial, isto é, reações químicas controladas ou dirigidas. (3).
Nestes poucos mais de cem anos, a engenharia química evoluiu de uma disciplina estritamente aplicada para dar sua contribuição nas mais avançadas