Ética na Engenharia
Dennis Araujo Lacerda Moliterno – T566AD-4
Everton da Costa Carvalho – A59798-0
Fábio Eduardo Machado – A43JGA-7
Rafael da Silva Gonçalves – A41JDI-0
Railson Simão – 922872-1
RESUMO
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a ética na Engenharia. Através de uma pesquisa bibliográfica, verifica-se o conceito de ética, vinda a princípio, através da educação obtida pelos nossos pais e a ética profissional. O Código de Ética do Engenheiro e Agrônomo se divide em deveres, condutas vedadas e direitos. Caso não se cumpra a legislação, são aplicadas penalidades por infração à presente lei. Conclui-se que é importante para que não haja conduta inadequada no exercício da profissão, que visa o desenvolvimento de nosso país através de sempre buscarmos ser melhores Engenheiros a cada dia.
Palavras-chave: ética, Engenharia, legislação.
ABSTRACT
This paper proposes a reflection on ethics in engineering. Through a literature search, we find the concept of ethics, coming at first, through education obtained by our parents and professional ethics. The Code of Ethics and the Engineer Agronomist is divided into duties, sealed ducts and rights. If not obey the law, penalties are imposed for breaking this law. We conclude that it is important that there be no misconduct in the profession which aims the development of our country by always seeking to become better engineers every day.
Keywords: ethics, Engineering, law.
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Marangoni (2014), ética é o nome dado a um ramo da filosofia dedicado aos estudos morais. Deriva da palavra grega “éthos” e significa a propriedade do caráter.
A ética vem do ensinamento dado pelos nossos pais quando nos educam. Eles são responsáveis a nos mostrar o que é certo e errado. Se fizermos as coisas dadas como certas, colheríamos bons frutos; caso contário, sofreríamos as consequências de uma escolha errada.
Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, procedendo bem, não