Art Estagio 3
*Manuel Wellington Araujo Santos Filho1 (IC)
1Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe – Campus Prof. José Aloísio de Campos – Avenida Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze.
*manuelfilho2@gmail.com
Palavras-Chave: Contextualização; Ensino-aprendizagem; Aprendizagem significativa.
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo promover a construção do conteúdo químico Função Ácido numa abordagem contextualizada a partir de tema gerador chuvas ácidas. A contextualização, quando bem dinamizada , é uma aliada do processo de ensino-aprendizagem em ciências, por motivar os alunos e facilitar a compreensão dos conteúdos. Neste sentido, para o desenvolvimento deste trabalho, foi elaborada uma unidade didática aplicada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio onde inicialmente foi feita uma análise prévia dos conhecimentos dos alunos seguida de estratégias de ensino como experimentação, aulas expositivas e debates interativos acerca do tema buscando construir o ensino de química no cotidiano. A fundamentação teórica foi baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, nas propostas de ensino CTS e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os resultados apresentados foram parcialmente satisfatórios porem foi possível perceber uma mudança conceitual ao longo das atividades desenvolvidas.
1. INTRODUÇÃO
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reconhece que “a Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. (BRASIL/LDB Nº 9.394 1996). Esta lei envolve, sobretudo, os processos formativos necessários para a vivência do cidadão, onde a escola além de prepará-lo para o trabalho deve também favorecer a prática social.
Considerando a função social da escola, é fundamental preparar o indivíduo para