relatorio de biquimica
PROFESSORA: PATRÍCIA SILVESTRE LIMEIRA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
HORÁRIO: 4DE
NOME: NACÉLIA ACAMPORA, AMANDA SOUZA, MARIANA ALVES TAWANNA PILAR.
RELATÓRIO Nº 2
ANÁLISE QUALITATIVA DAS BIOMOLÉCULAS
Introdução
As moléculas, sintetizadas e usadas pelos sistemas vivos na realização dos mais diversos tipos de processos celulares, são denominadas de biomoléculas, estas apresentam diferentes graus de complexidade e ocorrem em número muito elevado. Têm como característica comum o fato de pertencerem todas à classe dos compostos orgânicos. Devido ao seu elevado número, as biomoléculas foram agrupadas em várias classes, de acordo com características químicas e físicas comuns, com a finalidade de sistematizar seu estudo. Assim, tem-se a classe dos ácidos nucléicos, dos lipídios, dos aminoácidos, das proteínas, dos carboidratos, das vitaminas, etc. O estudo destas biomoléculas é da maior importância para a compreensão dos complexos processos que ocorrem nos organismos vivos. São elas os carboidratos, os aminoácidos e proteínas e os lipídios.
Carboidratos
A definição clássica de um carboidrato é a de um aldeído ou uma cetona poli-hidroxilado. Os carboidratos mais simples, possuindo dois grupamentos hidroxila, são o gliceraldeído e a di-hidroxiacetona (fig. 1). Esses açúcares com três átomos de carbono são chamados de trioses: o sufixo “ose” designa um açúcar. O gliceraldeído é uma aldose, e a di-hidroxiacetona, uma Cetose. Os prefixos e os exemplos de açúcares com cadeia mais longa são mostrados na tabela 1. (BAYNES, 2011)
Figura 1: Estrutura das trioses.
A numeração dos carbonos começa da extremidade que contém o grupo funcional aldeído ou cetona. Os açúcares são classificados nas famílias D ou L. tendo como base a configuração em torno do centro assimétrico com numeração mais elevada da (fig. 2). Ao contrário do observado para os L-aminoácidos,