Provas Bioquimicas
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS DAS AULAS PRÁTICAS 4
3 MATERIAIS 5
4 PROCEDIMENTO 6
5 RESULTADO 7
6 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
As atividades enzimáticas são amplamente utilizadas para diferenciar as bactérias. Mesmo bactérias intimamente relacionadas em geral podem ser separadas em espécies distintas após serem submetidas a testes bioquímicos, como a determinação da capacidade de fermentar um conjunto de carboidratos selecionados. Além disso, os testes bioquímicos podem fornecer informações sobre o nicho da espécie no ecossistema. As provas bioquímicas ou testes bioquímicos utilizam meios de cultura e reagentes específicos para detectar metabolitos resultantes da atividade bacteriana, auxiliando na sua identificação.
Exemplos de bactérias que são identificadas por provas bioquímicas são a Enterobacter aerogenes e a Serratia sp.
A Enterobacter aerogenes pertence à família Enterobacteriaceae. Ela é uma bactéria em forma de bastonete, ou um "bacilo", e como uma bactéria anaeróbia facultativa, prospera em ambientes com pouco ou nenhum oxigênio, tais como esgotos, solo e fezes. Num laboratório, este tipo de bactéria cresce bem em agar MacConkey. A Enterobacter aerogenes provoca uma grande variedade de doenças, dependendo de qual parte do corpo invade. As doenças mais comuns incluem pneumonia, septicemia e também provoca infecções do trato gastrointestinal, trato respiratório, trato urinário e na pele. A Enterobacter aerogenes é um patógeno oportunista, ou seja, ele infecta um hospedeiro já enfraquecido.
A Serratia sp. faz parte da família Enterobacteriaceae e é um gênero de bactéria gram negativa, anaeróbica facultativa que podem ser implicadas em várias doenças infecciosas. Em hospitais, espécies do gênero Serratia tendem a colonizar o trato respiratório e urinário ao invés do gastrointestinal, em adultos. Os pacientes imunocomprometidos ou debilitados são