Práticas Experimentais e Conceituais
Nelson Fernandes dos Santos Filho
Relatório das Práticas
Ateliê Tridimensional
Juiz de Fora
2014
EU
Máscara em Pregos
No primeiro trabalho foi proposto que expressássemos uma mensagem particular ao mundo que teria como suporte o corpo. A mensagem escolhida foi “Não se aproxime”, no sentido de que me deixar quieto no meu canto, sem que me incomodassem e irritassem.
Partindo da mensagem pensei, inicialmente, em construir um casulo que fosse confortável por dentro para me abrigar e, ao mesmo tempo, fosse agressivo e repulsivo por fora.
Mas um dos tópicos da proposta seria desenvolver algo que o corpo sustentaria. Um casulo não é sustentado pelo corpo, então fui pesquisar sobre algum objeto que protegesse e fosse sustentado pelo corpo. Então pensei em uma capa medieval que cobrisse o corpo por inteiro, e que estaria revestida de pregos (eu estava apaixonado por pregos). Mas não é uma boa ideia ficar aplicando pregos em um tecido, o que além de deixar completamente pesado, seria extremamente desgastante.
Então optei por um adereço simples que passasse a ideia que eu preciso. Encontrei uma inspiração na coleção de 2012 da designer iraniana, Isabell Yalda Hellysaz, onde a intensão era trazer modernidade ao look árabe. Sendo o que mais chama a atenção em seus modelos é a máscara futurista.
Escolhi uma máscara pois representa uma barreira entre o usuário e o mundo, como um óculos escuros que é usado como um sinal de antipatia e “poucos amigos”. Esta máscara em si já transpassa a imagem de algo perigoso, como as usadas em acidentes nucleares, e para enfatizar a agressividade da peça optei por fazer aplicações de pregos.
Coleção de Isabell Hellysaz - 2012
Para a produção da peça foram utilizados: PET incolor, pregos 12 mm, silicone industrial, solda elétrica e um cadarço preto.
A pet foi retirada e cortada a partir de uma garrafa de 3 litros no formato da máscara de Isabell, posteriormente foram feitos inúmeros