Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
O programa caracteriza-se por um recorte epistemológico, metodológico e conceitual sob a perspectiva do Behaviorismo Radical e da Análise Experimental do Comportamento. Isto significa que a especificidade do programa não será encontrada no destaque de algumas das áreas de atuação que têm sido tradicionalmente abarcadas pela prática profissional do psicólogo (por exemplo, clínica, educacional, organizacional, comunitária etc.). A especificidade também não será encontrada na ênfase em algum tipo especial de pesquisa (por exemplo, básica, aplicada, conceitual, empírica, experimental etc.)
Tendo em vista o recorte adotado, a capacitação do estudioso do comportamento pauta-se pelo domínio de todos os instrumentos necessários para a Análise do Comportamento, onde quer que esta análise deva ser aplicada. Mais do que isto, ainda que na sua origem a abordagem tenha se caracterizado pelo privilégio quase exclusivo da pesquisa experimental em laboratório com sujeitos infra-humanos, no seu percurso histórico pesquisas com outras características - conceituais, históricas, estudos de caso, exploratórias etc.
- têm se mostrado como recursos importantes na produção e extensão do conhecimento que hoje constituí a Análise do Comportamento.
Por estas razões, o curso pretende desenvolver condições para que o aluno aprofunde seu embasamento teórico na análise do comportamento, exigindo, como consequência deste aprofundamento, a realização de pesquisa para a dissertação de Mestrado com rigor metodológico e conceitual. Durante o curso exige-se do aluno engajamento em disciplinas e no exercício de atividades de pesquisa Espera-se, ainda, que o curso promova a discussão de problemas científicos e também daqueles propostos pela comunidade.
Dessa forma, acredita-se ficar garantida a interligação entre teoria, pesquisa e prática na formação de todos os alunos.
O programa visa:
a) criar condições para um estudo aprofundado do Behaviorismo Radical e da Análise do