arroz
AGRONOMIA
Instalação e Condução da Cultura do Arroz em Sistema Inundado e Sequeiro
Luana Micheli Aparecida Corrêa
Michel Fernandes Leitão
Halisson Pires Garbelotti
Vinícius Felipe de Oliveira Pontes
Luiz Geraldo Antunes
AVARÉ – SP
18-03-2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO: HISTÓRICO
O arroz é considerado pela Organização Mundial de Alimentação e Agricultura (FAO) como um dos alimentos mais importantes para a nutrição humana. Ele tem um papel fundamental não apenas na luta contra a fome, mas também para a geração de emprego e renda a milhões de pessoas.
O ano de 2004, por exemplo, foi considerado pela FAO como o Ano Internacional do Arroz. Trata-se do único cereal a receber tal distinção. Atualmente, cerca de 90% do arroz mundial é produzido e consumido nos países asiáticos.
O Brasil também se destaca por sua participação importante no fornecimento do produto, tanto ao mercado interno quanto ao externo. Muito difundido nos dias atuais, os primórdios do arroz não são muito precisos.
Historiadores e cientistas relatam que o arroz já era cultivado por volta do ano 3.000 a.C., tendo como origens o sudeste da Ásia (espécie Oryza rufipogon) e a África Ocidental (Oryza barthii)
2 ORIGENS:
2.1 ORIGEM AFRICANA
Da África originou-se a espécie Oryza glaberrima, com registros de cultivo há mais de 3 mil anos, numa região onde se situa atualmente a costa da Guiné, do Senegal à Libéria.
Ela é caracterizada por grãos de casca avermelhada e tamanho pequeno, macios e com tendência para quebra. Sua domesticação no continente africano teria ocorrido por volta do ano 1.500 a. C., na região do delta interior do rio Níger (Nigéria). O arroz nativo da África foi substituído por arroz asiático, trazido por mercadores árabes na era cristã.
2.2 ORIGEM ASIÁTICA E SUA DISSEMINAÇÃO
Da Ásia surgiu a espécie Oryza sativa, disseminada primeiramente na Índia, nas províncias de Bengala, Assam e Mianmar, com diversas