surrealismo
O surrealismo, nascido em Paris, foi um dos movimentos artísticos mais influentes do século XX, visto muitas vezes como sinónimo de algo absurdo, irracional e relacionado à loucura. Aliás, o próprio dicionário nos define adjectivo “surrealista” como algo irreal, assombroso, inacreditável e fantástico.
Inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais, não se manifestou apenas nas artes plásticas, como também no cinema, teatro e na literatura, permitindo a interligação entre estes quatro tipos de arte, sendo caracterizado por uma combinação do representativo, do irreal e do inconsciente, onde é definido como uma forma de arte abstracta que engloba uma realidade acima da realidade superficial, a fim de permitir a expressão do pensamento subconsciente. É talvez a única forma de arte que nos permite expressarmos a nossa mente da maneira que queremos que ela seja expressa, sem limites ou fronteiras.
É importante salientar que este movimento é considerado o mais forte e controverso do período entre guerras, que pretendia explorar a força da criatividade, valorizando a livre associação de pensamentos e
sonhos, tendo-se espalhado pelo mundo inteiro, influenciando várias gerações.
Mas afinal, o que é o surrealismo? para a maior parte das