Arroz
ARROZ
NOME
Turma
Profª
DISCIPLINA
DATA
Sumário:
Lista de Ilustrações:
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá tratar sobre a cultura do arroz (constituído por sete espécies, Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa) é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.
1 ORIGEM
Há muito, muito tempo, cerca de 10000 anos atrás, o arroz começou a sua viagem desde o sudeste asiático até à Índia, à China e ao Japão.
Existem várias versões sobre a origem das primeiras culturas de arroz, embora, entre os historiadores, a mais popular assinale a China como o primeiro país em que se desenvolveu a cultura deste cereal, apesar de reconhecerem que foi na Índia onde primeiro foi encontrado na sua forma selvagem. A figura 1 mostra o arroz como era produzido antigamente na Índia.
Figura 1
O desenvolvimento das diversas rotas comerciais partindo da Ásia para outras partes do mundo propiciou a expansão da cultura, dado que o próprio grão foi utilizado como moeda de troca. O arroz chegou aos países mediterrânicos 350 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Os gregos e os romanos também o conheceram, mas mais como planta medicinal que como alimento.
Depois de os árabes o terem implantado em Espanha e, dali, em toda a Europa, o arroz continuou o seu caminho e atravessou o Atlântico, para ser introduzido no continente americano pela mão de Cristóvão Colombo na segunda metade do século XVI.
Independentemente das histórias que se podem contar sobre o arroz, bem como do interminável esforço que exige para a sua cultura, o seu progresso não abranda e na atualidade ainda continua a fazer história.
2 CARACTERÍSTICAS
2.1 Raiz
A raiz seminal, ou radícula,