Arranjos produtivos locais, desenvolvimento tecnológico para as micro e pequenas empresas.
Disciplina: Processos Gerencias
Professor: João Antolino
Equipe: Alan Bruno Folchimi Renata Cabral Matias
Arranjos Produtivos Locais, desenvolvimento tecnológico para as micro e pequenas empresas.
De acordo com o artigo, entende-se que as APLs são aglomerados de empresas de atividades afins, concentradas num território, que se articulam e cooperam entre si, facilitando a promoção da competitividade e o desenvolvimento sustentável das Micro e pequenas empresas. O objetivo do presente trabalho é de mostrar como as APLs são importantes para MPEs. E como suas diretrizes: governamentais; cooperação; aprendizagem; competitividade, quando aplicadas permitem que a micro e pequena empresa se torne mais competitivas, através de seu desenvolvimento tecnológico.
As empresas que compõem um APL, além da proximidade física e da forte relação com os agentes da localidade, têm em comum uma mesma dinâmica econômica. Contudo, tal dinâmica pode ser determinada por razões bastante diversas.
A articulação de empresas de todos os tamanhos em APLs e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecem suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras. Assim, por exemplo, a dinâmica de um cluster de empresas pode ser determinada pelo fato dessas empresas realizarem atividades semelhantes e utilizarem mão-de-obra específica disponível em poucas regiões, ou utilizarem as mesmas matérias-primas, ou necessitarem das mesmas condições climáticas ou de solo para sua produção, por fornecerem para um mesmo cliente que exige proximidade, por processos históricos e culturais, e outros.
Os clusters industriais, de serviços ou os agroindustriais devem satisfazer algumas condições para ser completo e se tornar competitivo: 1. Alta concentração geográfica (preferencialmente, todo o