Politicas publicas-educaçao
UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CURSO - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
_________________________________________________________________________
LUZIANE DIAS DA SILVA
POLÍTICAS PÚBLICAS- LFE II: A EDUCAÇÃO COMO POLITICA PÚBLICA
CARINHANHA-BA
2012
LUZIANE DIAS DA SILVA
POLÍTICAS PÚBLICAS- LFE II: A EDUCAÇÃO COMO POLITICA PÚBLICA
CARINHANHA-BA
2012
POLÍTICAS PÚBLICAS- LFE II: A EDUCAÇÃO COMO POLITICA PÚBLICA
TEXTO 01 -Politica educacional no Brasil- Sofia lerche Vieira e Isabel Maria Sabino de Farias. Buscar no passado as raízes do presente tem sido uma constante no esforço que homens e mulheres tem feito para compreender sua identidade. Aprender estes elos que articulam o hoje do ontem nem sempre é uma tarefa simples, sobretudo quando nos dispomos a examinar tempos mais remotos, como os do Período Colonial. (Pagina 25).
O marco inicial da educação no Brasil se da com a instituição do Sistema de Governo-Geral, concebido para fortalecer o regime das Capitanias Hereditárias, que se revela inoperante.
O trabalho desenvolvido pelos jesuítas tem duas fases distintas. A primeira delas orienta-se pelo plano de estudos concebidos por Manuel de Nobrega, sendo voltadas para o ensino de primeiras letras, a catequese, a musica e alguma iniciação preferencial. (Paginas 33 e 34).
TEXTO 02-A educação como politica pública-Janete M. Lins de Azevedo.
Com base na economia politica clássica, surge a concepção da “Democracia utilitária”, postulando a “neutralidade” do Estado. De acordo com esta teoria cabe ao Estado o papel de guardião dos interesses públicos. (Paginas 09).
Em relação à politica educacional, pode-se dizer que o vírus neoliberalismo não contagia na mesma proporção em que atingi outras politicas sociais.
Qualquer tipo de educação não se deve, pois, se subsidiada pelos fundos públicos, dando que um melhor preparo profissional, vai se