Analise de artigo de pequenas e medias empresas de plasticos na regiao de SC
2- Objetivos (geral e específicos). Geral: Analisar os processos de inovação tecnológica das MPEs do arranjo produtivo de matérias plásticos, na região Sul do Estado de Santa Catarina, composto pelos municípios de Criciúma, Içara, Orleans, São Ludgero, Urussanga e Siderópolis. Específicos: Verificar se há interação entre as MPEs dentro do arranjo local, cooperação, aprendizado e compartilhamento de informações.
Relatar as condições em que se encontra o regime tecnológico do arranjo de matérias plásticas.
Avaliar os esforços de capacitação tecnológica e inovativa das MPEs, quanto as características dos processos de inovação, condições competitivas, impactos da inovação, treinamento e capacitação de recursos humanos, fontes de informações, mecanismos de aprendizagem e formas de governança.
3- Referencial teórico adequado para a realização do trabalho? Sim, o referencial foi adequado, pois foi adotado contribuições de vários autores que estudaram a organização industrial em espaços territoriais específicos. Uma referência importante deriva das contribuições de Schmitz (1992) e Schmitz e Musyck (1993) sobre as características dos distritos industriais italianos que destaca a forma que as empresas atuam em determinado espaço, concorrem e cooperam na obtenção da eficiência coletiva. Outra referência relevante seria a de Porter (2002) acerca do conhecimento que emergem das relações entre agentes locais na construção de vantagens competitivas. Outra em destaque são as ideias de Maillat (1991) que enfatiza a importância do