Arquitetura e revolução industrial
E REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial inicia na Inglaterra, na década de 1750. A revolução industrial prometia mecanizar, também, a arquitetura, e extinguir o artesão.
Os primeiros monumentos estruturais da era industrial foram construídos por engenheiros. Foram necessários muitos anos para que a maioria dos arquitetos estivesse preparada para aceitar o fato que os engenheiros estavam projetando algumas das estruturas mais belas e mais baratas que o mundo já vira.
No entanto, não percebendo a evolução, a maioria dos arquitetos persistia na "batalha dos estilos" que continuaria até a primeira guerra mundial, enquanto a Europa recém industrializada produzia suas fábricas.
Como os arquitetos reagiam aos desafios e oportunidades da
Revolução Industrial? A maioria achou difícil ou, simplesmente, impossível. FERRO:
A utilização do ferro na arquitetura teve inicio no século
XIX, por causa da industrialização que estava acontecendo na
Europa. Diferentes tipos de ferro foram utilizados na arquitetura. Foi uma arquitetura de ferro fundido, onde os elementos construtivos eram feitos deste material. São dois motivos mais marcantes que influenciaram na aceitação deste novo material na arquitetura; o primeiro e que ele tinha maior resistência ao fogo. O segundo motivo foi por ele poder vencer grandes vãos, e suportar grandes cargas. O material era aplicado em uma estrutura mista, de polares e vigas de alvenaria de tijolos. Os primeiros exemplos foram aplicados em fabricas e industrias, construídas com pilares de ferro, que permitiam grandes vãos, assim reduzindo o numero de suportes e aumentando a áreas para instalações das maquinas.
VIDRO:
O vidro apesar de uma presença milenar na arquitetura, teve seu uso amplamente difundido a partir da revolução industrial, com a construção dos enormes pavilhões de vidro, e as grandes fachadas de vidro foram amplamente empregadas com o modernismo, pois