Cubismo e Object Trouvé
Apesar da autoria do movimento ser de Picasso e Braque, foi Cezanne que abriu as portas para a estética cubista, reduzindo as formas retratadas em sua pintura ao extremo, resultando nas expressãoes mais simplicadas e redutivas possíveis: formas geométricas como cilindros, esferas e cubos. A partir desta redução geométrica empregada por Cezanne que os ditos cubistas radicalizaram o conceito e encontraram o status de sua arte.
No cubismo, observamos a simplificação das formas em toda a obra. As curvas, a suavidade e a perspectiva das obras mimética é dobrada e dividida em fatores simples, formas básicas e destorcidas, e então recomposta a partir destes ‘tijolos’ da imagem.
A mímese se perde nesta nova configuração e a imagem se aproxima do abstrato, do irreconhecível. Uma visão pura do artista constituida a partir dos elementos básicos (formas gemométricas simples) da realidade, essa é a doutrina deste movimento moderno da arte. Esta primeira fase do Cubismo é chamada de Cubismo Analítico.
Numa próxima fase, o Cubismo refreou o caminho para a abstração e a partir de novos métodos, como a colagem, se renovou para uma fase de maior aprimoramento visual. As cores são priorizadas nesta nova etapa, em contraste as figuras monocromâticas do cubismo análitico. A segunda fase do cubismo é chamada de Cubismo Sintético.
No filme realizado para este trabalho: ‘ DESTORCIDO ‘, aproveitei-me desta composição estética própria do cusbismo para construir o raciocinio de meu filme.