Trabalho 5S
O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.
A metodologia 5s nasceu no Japão, alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, pois havia a necessidade de combater a desorganização estrutural que restou no pós guerra. Os 5S eram utilizados para reduzir desperdícios já que havia escassez de recursos, organizar os recursos existentes em todos os locais (lojas, armazéns, hospitais, escolas, etc.), padronizar sistemas de grande escala e para incentivar o trabalho em equipe.
A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S:
Seiri Senso de Utilização
Seiton Senso de Ordenação
Seiso Senso de Limpeza
Seiketsu Senso de Saúde
Shitsuke Senso de Autodisciplina
No Brasil, alguns “S” foram traduzidos usando palavras variadas. Com isso, o 5S gerou resultados diferentes de um para outro local. A tradução que adotamos é uma das mais praticadas. O 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer circunstância.
Devemos ensinar o 5S exatamente porque a vida do ser humano não é assim tão natural. Temos tanta tecnologia, conhecimentos, cultura, valores, tantos recursos artificiais descobertos, aperfeiçoados ou inventados pela humanidade, que não é mais possível utilizá-los sem aprendizado e treinamento.
Seiso - Senso de Limpeza:
Simples: lugar limpo é lugar bom de estar, usar, ficar e ver. A filosofia japonesa ensina que o senso de limpeza vai além do aspecto físico, abrangendo os relacionamentos, onde devemos preservar uma troca sempre transparente, honesta, franca e respeitosa com todos.
Etapas:
* Identificar as fontes de sujeira, pontos difíceis de limpar, materiais danificados e soluções que poderemos ter no nosso ambiente de