Trabalho 5s
GESTÃO DA QUALIDADE
ALEX SÉRGIO
LIDIANE VIEIRA LINO
LUIZ GUSTAVO MEDEIROS
ROBSON VAGNER
5S’s
JI-PARANÁ.
2015
ALEX SÉRGIO
LIDIANE VIEIRA LINO
LUIZ GUSTAVO MEDEIROS
ROBSON VAGNER
5S’s D-olho na qualidade
Trabalho apresentado na disciplina de Gestão da qualidade do Curso de Sistema de Informação e Administração da ULBRA, com foco no processo de Gestão de qualidade 5S.
Orientador: Juliana Negrini
JI-PARANÁ
2015.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 – HISTÓRICO 5
3 - DESCRIÇÃO DE CADA “S” 6
4. OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA 5S 10
CONCLUSÃO 14
1 - INTRODUÇÃO
O Programa 5s é composta por cinco conceitos, que devem ser aplicados e praticados juntos, são capazes de modificar o humor e o ambiente do seu local de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. O comportamento do programa está ligado diretamente ao lado comportamental das pessoas.
Estes conceitos, quando empregados juntos, nos faz rever alguns princípios de gestão de qualidade, onde devemos analisar comportamentos empregados junto a organização na qual trabalhamos, muitos desses métodos aplicamos em alguns momentos involuntariamente, mas o programa 5s, vem para mostrar estes princípios e como emprega-los no cotidiano de todos os envolvidos na organização, também é capaz de afetar nossa vida pessoal.
2 – HISTÓRICO
O Programa D-olho na qualidade é, na verdade, um objetivo de vida, uma filosofia, que surgiu na Década de 50 no Japão pós-guerra, inspirado na necessidade que havia, então, de colocar ordem na grande confusão que o país se tornou após a 2º Guerra Mundial.
O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e a própria economia japonesa que, até a atualidade é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade.
O termo 5s é derivado da junção de cinco palavras que representam cada fase quecomeçam com a letra "S".
Seiri -