INTRODU O E REVIS O LITER RIA
CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA
JÉSSICA CRISTINA DA SILVA
MARCOS CEZÁRIO DE PAULO
NAGILLA REIS SILVA
ADUBAÇÃO VERDE
Itumbiara
2015
JÉSSICA CRISTINA DA SILVA
MARCOS CEZÁRIO DE PAULO
NAGILLA REIS SILVA
ADUBAÇÃO VERDE
Projeto de pesquisa apresentada dentro da disciplina Citologia, do Curso de Bacharelado em Agronomia , do Instituto Luterano de Ensino de Itumbiara, Goiás, com a finalidade de obtenção de pontuação.
Orientador(a): Professor(a): André Eduardo.
Itumbiara
2015
INTRODUÇÃO
A adubação verde torna-se indispensável para o agricultor que visa sustentabilidade.
A utilização deste recurso resulta na melhoria das condições de fertilidade e estrutura do solo, além da recuperação da bioestrutura, visto que pode ser considerada adubação nitrogenada (leguminosas) e um aporte de material orgânico (gramíneas).
O objetivo deste tipo de adubação é adicionar matéria orgânica, reciclar nutrientes e fixar nitrogênio biologicamente no solo.
As espécies destinadas á adubação verde podem ser plantadas isoladamente ou em consórcio, podendo ser incorporadas ou mantidas sobre a superfície do solo.
Será ressaltado os vários aspectos importantes na adubação verde, como cultura de leguminosas, decomposição de húmus, retenção de água e fertilidade do solo, nutrientes e plantas mais utilizadas.
A adubação verde ou plantio verde basicamente é o cultivo de plantas que estruturam o solo e o enriquece com nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e micronutrientes. As plantas de adubação verde devem ser rústicas e bem adaptadas a cada região para que descompactem o solo com suas raízes vigorosas e produzam grande volume de massa verde para melhorar a matéria orgânica, a melhor fonte de nutrientes para a planta. A decomposição destes restos orgânicos favorece o aumento da produção de biomassa vegetal.
REVISÃO DE LITERATURA
O uso da adubação verde é uma forma viável para amenizar os impactos da