aroma
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
PABLO ESCOBAR NONATO
QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?
Profº ALDEMAR CRUZ
Uberlândia
2014/1
PABLO ESCOBAR NONATO
QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?
Trabalho consiste no resumo do livro “Quem Mexeu no Meu Queijo?” e apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade Politécnica, sob a orientação da Profº. Aldemar Cruz
Uberlândia
2014/1
Organização Racional do Trabalho (ORT)
Análise do Trabalho e Estudo dos Tempos e Movimentos: A análise do trabalho refere-se à divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação. A essa análise do trabalho seguia-se o estudo dos tempos e movimentos, ou seja, a determinação do tempo médio que um operário comum levaria para a execução da tarefa, por meio da utilização do cronômetro.
Estudo da Fadiga Humana: O estudo movimentos baseia-se na anatomia e fisiologia humanas. Observou-se que a fadiga leva à uma certa diminuição da capacidade produtiva do operário, doenças e acidentes, e conseqüentemente diminuição da produtividade. Com este estudo pretendia-se racionalizar todos os movimentos, eliminando aqueles que produzem a fadiga.
Divisão do Trabalho e Especialização do Operário: Uma das decorrências do estudo dos tempos e movimentos foi a divisão do trabalho e a especialização do operário a fim de elevar sua produtividade. Com isto, cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa ou de tarefas simples e elementares, para ajustar-se aos padrões descritos e às normas de desempenho estabelecidas pelo método.
Desenho de Cargos e Tarefas: Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo (tarefas), ou métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes. O desenho de cargos é a maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinado com outros