PRINCIPAIS DOENÇAS BACTERIANAS
1. Hanseníase:
Agente Etiológico: Mycobacterium leprae, bacilo álcool-ácido resistente.
Características: A hanseníase é uma doença crônica granulomatosada proviniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Este bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, mas poucos adoecem pela sua baixa patogenicidade, propriedade esta que não é função apenas de suas características intrínsecas, mas que depende, sobretudo, de sua relação com o hospedeiro e grau de endemicidade do meio. Apesar de baixa patogenicidade, o poder imunogênico do Mycobacterium leprae é responsável pelo alto pode incapacitante da hanseníase, o que permite afirmar que este bacilo é de alta infectividade.
Período de Trasmissibilidade: Os doentes paucibacilares não são considerados importantes como fonte de transmissão da doença, devido à baixa carga bacilar. Os pacientes multibacilares constituem o grupo contagiante e assim se matem enquanto não se iniciar o tratamento específico.
Modo de Transmissão: Ser humano infectado (em secreções nasais e oriundas de lesões cutâneas) O exato mecanismo de transmissão ainda não está totalmente esclarecido. O micro-organismo pode penetrar através do sistema respiratório o da pele lesada. A transmissão pessoa a pessoa não parece ser fácil. Torna-se necessário prolongado contato íntimo com o indivíduo infectado.
2. Tuberculose
Agente etiológico: Mycobacterium tuberculosis
Características: Infecção aguda o crônica do trato respiratório inferior causado por micobactérias; mal estar, febre, sudorese noturna, perda de peso, emagrecimento, tosse produtiva; dispneia, dor torácica, hemoptise (tosse com eliminação de sangue) e, nos estágios avançados, rouquidão. Pode invadir os linfonodos e causar doença sistêmica; a tuberculose pode afetar muitas áreas do corpo, incluindo rins, bexiga e ossos. O ressurgimento da tuberculose nos EUA ocorreu no final da década de 1980 e início de 1990,