Principais doenças bacterianas
Antraz
É uma doença bacteriana causada pela bactéria Bacillus anthracis. Típica de regiões agrícolas da Ásia, África e América Latina.
Transmissão: a transmissão da doença se dá quando esporos da bactéria penetram algum ferimento, ou quando os mesmos são inalados ou ingeridos. Esses esporos costumam ser encontrados no solo e também em animais herbívoros acometidos pela doença e suas carcaças.
Sintomas: Na pele, a doença se manifesta como uma infecção com pus, semelhante ao furúnculo, formando posteriormente uma mancha-negra. No caso de inalação, provoca pneumonia, febre alta e dificuldades respiratórias, e geralmente é fatal. Já quando o que ocorre é a ingestão desses esporos o paciente apresenta diarreia severa, acompanhada de náuseas, febre e vômitos com sangue.
Como evitar: evitar contato com animais que possam estar doentes, somente ingerir carne bem passada, e cuidar dos ferimentos da pele, usando curativos.
Botulismo
O botulismo é uma doença rara, porém grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum.
Transmissão: essa bactéria pode entrar no organismo através de machucados ou podem viver em alimentos enlatados ou preservados inadequadamente.
Sintomas: os sintomas aparecem de 8 a 36 horas depois da ingestão do alimento contaminado.
Sintomas em adultos: cólicas abdominais, dificuldade respiratória que pode causar insuficiência respiratória, dificuldade para engolir e falar, visão dupla, náusea, vômito, e fraqueza com paralisia.
Sintomas em crianças: constipação (entupimento das vias aéreas, resfriado), baba em excesso, alimentação deficiente e sucção fraca, angústia respiratória, choro fraco, fraqueza, perda de tônus muscular.
Como evitar: nunca dê mel ou xarope de milho para crianças abaixo de 1 ano, jogue sempre fora latas estufadas ou alimentos guardados com cheiro de estragado, e mantenha batatas assadas em papel-alumínio quentes ou na geladeira, nunca à temperatura ambiente.
Tuberculose
É