Armazenamento de produtos quimicos
[
TRABALHO SOBRE
“TIPOS DE ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS PERIGOSOS”
COLÉGIO COMERCIAL DR. JOÃO ROMEIRO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
3º MODULO
MEDICINA DO TRABALHO- Profº. Celso Castro
PINDAMONHANGABA, 2012
ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS PERIGOSOS
“Armazene e sinalize corretamente diversos produtos considerados perigosos em seu armazém, evitando acidentes e aumentando a segurança em sua empresa.”
1. Introdução
As normas para armazenar produtos fitossanitários no Brasil foram revistas e tornaram-se mais rigorosas a partir da publicação do Decreto 4074, de 04 de janeiro de 2002. Além da exigência do Licenciamento Ambiental, as implicações legais num caso de acidente podem ser agravadas se comprovada a não observância das normas vigentes, pois os infratores poderão ser enquadrados na
Lei de Crimes Ambientais.
Nem sempre é necessário se fazer grandes investimentos para se obter bons resultados. Manter um depósito organizado, arrumado, limpo, padronizado e com funcionários treinados e conscientizados, leva a uma maior agilidade nos processos de manipulação dos produtos e, conseqüentemente, redução de atividades; mais qualidade nas atividades diárias e melhorias no ambiente de trabalho.
O trabalho preventivo no manuseio e armazenamento de produtos perigosos, visando práticas prudentes no presente, ajudam a prevenir situações desagradáveis com a comunidade e com seus clientes no futuro.
Quando armazenados corretamente, produtos fitossanitários oferecem pouco risco à saúde das pessoas e ao meio ambiente. As informações a seguir são essenciais para manter estes riscos em níveis bem reduzidos.
2. Características Técnicas do Armazém
Localização
* Se possível, numa zona industrial (exceto indústria de produtos alimentícios) distante de área residencial (hospitais, escolas, igrejas, bancos, ruas e avenidas movimentadas, etc.) obedecendo às posturas municipais dos órgãos responsáveis pela localização das